Prefeitura de Boston: O que a cidade Boston tem a ensinar para o Brasil sobre planejamento urbano
Missão EPIC visitou a capital de Massachusetts e prefeitos de Guarulhos e Somerville trocaram experiências em reunião específica.

Conhecida como a revolucionária capital de Massachusetts, Boston é destaque por ter excelentes sistemas de educação, saúde, segurança e transporte, além de rica cultura e história. São aspectos como esses que levam milhares de brasileiros a morar em Boston ou na “Grande Boston”, que contempla, entre outras, a cidade de Somerville.
Mas, na prática, como Boston se desenvolveu para tornar-se o que é hoje e atrair tantos olhares? Empresários e gestores participantes da Missão EPIC puderam sentir e descobrir isso pessoalmente. O diretor de Pesquisas da Prefeitura de Boston, Álvaro Lima, é taxativo ao dizer que o principal tópico referente ao sistema de planejamento da cidade de Boston está na perspectiva de que o seu planejamento é baseado nos bairros. “Os planejamentos são feitos a partir das demandas dos bairros para depois ir para as cidades. Aqui, em nossa política habitacional, você não constrói casas, você constrói bairros”, afirma Lima. O diretor complementa dizendo que há uma discussão ampla com todas as pessoas da comunidade. “Tudo é discutido em nível de bairro. Há um assentamento do espaço geográfico”, declara.
Ao olhar para o Brasil, Álvaro Lima aponta que aqui se criou uma indústria de planos pilotos, onde o “copia e cola” nunca chega a realidade dos bairros. “Grande parte dos problemas que têm nos bairros é a falta de ligação com a vida concreta das pessoas, com os problemas que têm nos bairros. É essencial pensar na infraestrutura social e renda que transforma esses bairros em uma sociedade mais coerente “, argumenta.
Intercâmbio de experiências
Na visão de Lima, o próximo passo é criar uma estrutura de mediação desse intercâmbio de experiências de forma a criar um processo regular e organizado de troca de informação, além de pensar em políticas e projetos dentro dessas realidades. “Sugiro grupos de trabalhos para buscar programas para troca de conhecimento, tanto para Boston, como para o Brasil. Precisamos catalogar essas experiências já repensadas nas duas realidades concretas, EUA e Brasil”, aponta.
Somerville
Conhecida por sua atmosfera acolhedora, Somerville é famosa por sua rica história, arquitetura encantadora e uma cena cultural vibrante. Com sua localização estratégica ao lado de Boston, assim como Guarulhos está para São Paulo, Somerville oferece fácil acesso a diversas opções de transporte público, tornando-a um excelente lugar para se viver, trabalhar e explorar. Durante a missão, o prefeito Guti de Guarulhos (Gustavo Henric Costa), teve a oportunidade de se reunir com a prefeita de Somerville, Katjana Ballantyne e sua equipe.
“Estabelecemos uma relação entre as duas cidades, para que a gente possa trocar experiências e crescer juntos. Falamos sobre como gerar cidades inovadoras, especialmente sobre orçamento participativo. Uma relação amistosa e agora será de aprendizado também”, destaca o prefeito de Guarulhos.
COMENTÁRIOS